Notícias

gcompris banner

Olá!
Para celebrar os 20 anos do GCompris, temos o prazer de anunciar o lançamento da versão 1.0 do GCompris!

Essa nova versão contém um novo e importante recurso: a adição do menu de configurações das atividades, com opções que permitem escolher com mais detalhes o que é apresentado em mais de 50 atividades.

Nós também adicionamos mais 4 novas atividades:

  • A tão aguardada atividade Eletricidade Analógica, que nos permite desenhar circuitos e rodar a sua simulação.
  • Aprenda Números e duas sub-atividades para aprender adições e subtrações. O objetivo é ensinar esses conceitos para crianças mais novas, com cálculos simples.
  • O Teclado Infantil que mostra, na tela, o caractere que é digitado no teclado, além de tocar o som do caractere, caso exista uma voz correspondente.
  • Gravidade, que substitui o antigo Introdução à Gravidade e explica melhor o conceito, além de ser mais realista.

  • Você pode encontrar os pacotes desta nova versão para GNU/Linux, Windows, MacOS e Raspberry Pi na página de download. Esta atualização também será disponibilizada na Play Store do Android, no repositório F-Droid e na Microsoft Store. Note que o pacote para o MacOS package ainda não está assinado.

    Você pode verificar o status das vozes do seu idioma nessa página: https://gcompris.net/voicestats/. Você pode nos ajudar fornecendo uma gravação bacana de sua voz para todas as entradas faltantes em seu idioma nativo.

    No lado da tradução, temos 22 idiomas totalmente suportados: basco, bretão, inglês britânico, catalão, catalão (valenciano), chinês tradicional, holandês, francês, grego, hebraico, húngaro, indonésio, italiano, malaio, polonês, português, romeno, esloveno, espanhol, sueco, turco e ucraniano.

    Também temos 4 idiomas parcialmente suportados: Bielorrusso (85%), português brasileiro (92%), alemão (89%) e lituano (84%).

    Como foi dito nas notícias anteriores, decidimos enviar apenas idiomas que estejam pelo menos 80% traduzidos para que as crianças tenham uma melhor experiência e não apenas um software traduzido pela metade. Infelizmente, tivemos que abandonar a tradução para: estoniano, finlandês, gaélico irlandês, gaélico escocês, galego, hindi, macedônio, norueguês nynorsk, russo, eslovaco e chinês simplificado.

    Portanto, se seu idioma está na lista dos parcialmente suportados ou, então, na lista dos não suportados e você queira ajudar, entre em contato conosco (support@gcompris.net) e iremos lhe fornecer as instruções para você começar a traduzir.

    Outra forma de ajudar é escrevendo sobre o GCompris para a sua comunidade. Ah, e não se esqueça de nos avisar sobre isso!


    Obrigado a todos,
    Timothée e Johnny

    Todas as notícias