Notícias

gcompris banner

Olá,
Para celebrar os 20 anos do GCompris, estamos orgulhosos de anunciar o lançamento do GCompris na versão 1.0.

Esta nova versão contém uma nova funcionalidade importante: a adição do menu de Configuração da Actividade, com a selecção do Conjunto de Dados de mais de 50 actividades, permitindo-lhe escolher de forma mais específica o que poderá aprender nas actividades.

Também adicionámos 4 actividades novas:

  • A muito esperada actividade de Electricidade Analógica, que nos permite desenhar circuitos e executar a sua simulação.
  • Aprender os algarismos e duas sub-actividades para aprender as somas e subtracções. O objectivo é ensinar esses conceitos a crianças mais novas, com cálculos simples.
  • Um teclado para bebés, onde ao carregar numa tecla do teclado, será apresentado o carácter respectivo no ecrã e será reproduzida a voz correspondente, se existir.
  • A Gravidade, que substitui a antiga Introdução à Gravidade, que explica melhor o conceito e é mais realista.

  • Poderá encontrar pacotes desta nova versão para o GNU/Linux, Windows, MacOS e Raspberry Pi na página de transferências. Esta actualização também estará disponível em breve na loja Android Play, no repositório F-Droid e na loja do Windows. Lembre-se que o pacote para MacOS não está autenticado.

    Poderá ver nesta página o estado das vozes para a sua língua: https://gcompris.net/voicestats/. Poder-nos-á ajudar se fornecer uma boa gravação da sua voz para todos os itens em falta na sua língua nativa.

    Do lado das traduções, temos 22 línguas completamente suportadas: Basco, Bretão, Inglês (Britânico), Catalão, Catalão (Valenciano), Chinês Tradicional, Holandês, Francês, Grego, Hebreu, Húngaro, Indonésio, Italiano, Malayalam, Polaco, Português, Romeno, Esloveno, Espanhol, Sueco, Turco, Ucraniano.

    Também temos 4 línguas parcialmente suportadas: Bielorrusso (85%), Português (Brasil) (92%), Alemão (89%), Lituano (84%).

    Como foi dito nas notícias anteriores, decidimos apenas incluir as traduções que estejam pelo menos 80% completas para que as crianças tenham uma melhor experiência e não uma aplicação apenas parcialmente traduzida. Infelizmente, tivemos de retirar as traduções para: Estoniano, Finlandês, Irlandês (Gaélico), Escocês (Gaélico), Galego, Hindu, Macedónio, Norueguês (Nynorsk), Russo, Eslovaco e Chinês Simplificado.

    Se a sua língua estiver na lista das parcialmente suportadas, ou caso não tenha ainda/mais suporte de todo, e caso queira ajudar, por favor contacte-nos (support@gcompris.net) e dar-lhe-emos instruções para iniciar as traduções.

    Outra forma de ajudar é escrever algumas publicações na sua comunidade acerca do GCompris e não hesite em dispor-nos as suas reacções.


    Obrigado a todos,
    Timothée & Johnny

    Todas as notícias