Manual pt-BR
Contents
Introdução
GCompris é um software educativo gratuito composto de um conjunto de aplicativos contendo uma ampla quantidade de atividades. Oferece uma série de atividades abrangendo diversos temas, como o funcionamento do computador, a utilização do mouse e do teclado, conhecimentos gerais, leitura, escrita, idiomas estrangeiros, álgebra, bem como outras atividades, como jogos de memória e lógica, experimentos cientÃficos, etc. GCompris é uma coleção de pacotes que juntos formam uma suite completa de atividades. Infelizmente, ao mesmo tempo, a manutenção de cada parte é difÃcil, já que oferecem diferentes interfaces gráficas, que variam amplamente na qualidade. O propósito de GCompris é fornecer uma plataforma de desenvolvimento para atividades educacionais. GCompris é parte do projeto GNU, sob a licença GPL (http://en.wikipedia.org/wiki/GPL).
Requisitos básicos
- Processador: Pentium 2 166Mhz
- Memória (RAM): 48MB
- Sistema Operacional: GNU/Linux, BSD, Mac OS, Windows
- VÃdeo: Não é necessária uma placa aceleradora 3D
Instalação
O software esta disponÃvel em diferentes formas. Siga o processo de acordo com o seu caso.
- GNU/Linux: Utilize os pacotes para GNU/Linux. Se GCompris não estiver empacotado para sua distribuição Linux, por favor contate o distribuidor e requisite a inclusão do pacote.
- Windows: Proporcionado através de um instalador clássico para Windows. A versão para Windows tem um número de atividades limitado, você pode contribuir com o desenvolvimento de GCompris e obter um código de ativação através de uma taxa.
- Mac OS: Em processo.
Interface do usuário
A interface do usuário foi projetada com o objetivo de ser manipulada facilmente por crianças pequenas. GCompris é controlado através do mouse e não pode ser utilizado sem este ou algum dispositivo equivalente.
Janela principal
Ao iniciar o programa, GCompris mostra uma interface gráfica que apresenta uma lista das atividades com uma barra de controle na parte inferior.
Cada Ãcone representa uma atividade. Quando o mouse se posiciona sobre ele, a atividade, o Ãcone e o nome da atividade se iluminam, a descrição e o autor da atividade aparecem na área de descrição.
Ao redor de cada um, encontram-se Ãcones pequenos que dão informação adicional sobre a atividade. Clicar sobre o Ãcone leva a uma atividade ou a um menu de atividades.
Um Ãcone também indica se é necessário bom funcionamento do som para a atividade:
- Autofalante: os arquivos de áudio foram configurados para esta atividade.
- Autofalante com uma cruz vermelha: os arquivos de áudio não estão instalados para o idioma atual.
A estrela indica a faixa etária para a qual foi desenvolvida a atividade:
- 1, 2 ou 3 estrelas - para crianças entre 2 a 6 anos.
- 1, 2 ou 3 estrelas complexas - para crianças maiores de 6 anos.
Na parte inferior da tela, está a barra de controle GCompris. Os Ãcones descritos a seguir aparecem da direita para a esquerda (estes Ãcones só aparecem se estiverem disponÃveis para a atividade):
- InÃcio - Abandona a atividade e retorna ao menu anterior.
- Positivo - Valida ou confirma a resposta. Algumas atividades não detectam automaticamente se a criança completou a atividade. Nestes casos, deve-se clicar sobre o Ãcone. Também é possÃvel utilizar a tecla "enter" do teclado.
- Dado - Mostra o nÃvel atual. Clique sobre ele para selecionar outro nÃvel. Geralmente, as atividades oferecem vários nÃveis, cujos números dependem das atividades. Em GCompris, é possÃvel ir ao próximo nÃvel sem ter completado o atual.
- Lábios - Faz com que GCompris repita a pergunta.
- Sinal de Interrogação - Mostra um diálogo de ajuda. Algumas vezes, uma atividade pode ser muito complexa para ser explicada facilmente na área de descrição. Neste caso, esta função fornece o acesso à informação adicional.
- Caixa de Ferramentas - Configuração do menu. A configuração prevalece e é armazenada no repositório do usuário (pasta) com o nome .config/gcompris/gcompris.conf. Este é um arquivo de texto, que pode ser editado manualmente.
- Tux e seu avião - Informações sobre o GCompris, mostra os principais contribuintes, desenvolvedores e a versão do programa.
- Noite - Sair do GCompris. Também é possÃvel utilizar o atalho fornecido pelas teclas 'ctrl-q'.
Modo quiosque
Quando utiliza-se o GCompris com crianças pequenas ou em quiosques (auto*serviço) é possÃvel desabilitar algumas opções:
- gcompris --disable-quit: desabilita o botão "Sair".
- gcompris --disable-config: desabilita o botão de "Configuração".
As opções podem ser combinadas.
Notas sobre Internacionalização
GCompris é 'internacionalizado', estando disponÃvel em mais de 50 idiomas. Para verificar se está disponÃvel em seu idioma, inicia-se o GCompris e seleciona-se o idioma nas opções de configuração. Tenha cuidado, seu sistema operacional tem que suportar seu idioma para que o GCompris possa utilizá-lo. Se surgir uma cruz vermelha ao selecionar o idioma no GCompris, isto significa que o sistema não fornece suporte, ainda que exista uma tradução no GCompris.
Em GNU/Linux, se seu idioma não está disponÃvel, selecione outro suporte na distribuição para agregá-lo. Na maioria dos casos, é preciso instalar um pacote adicional 'locale-xx' ou 'language-pack-xx' - xx é um código para o idioma como "En" o é para Inglês.
Se o seu idioma não é suportado, pode contribuir com o software e incluir a tradução. Se estiver interessado, pode contatar a equipe de tradução (http://l10n.gnome.org/teams/) do projeto Gnome para seu idioma.
É possÃvel verificar o nÃvel de tradução de seu idioma no site web de gnome (http://l10n.gnome.org/module/gcompris).
Aprendizagem de um idioma
Pode utilizar GCompris no idioma estrangeiro que estiver aprendendo. Selecione o idioma no menu de configuração. Não esqueça de instalar os módulos opcionais para o idioma na sua distribuição de GNU/Linux. A versão de Windows conta com suporte para todos os idiomas que se encontrem disponÃveis. Ao utilizar o GCompris em outro idioma, é posÃvel ajustar as opções de áudio de algumas atividades com maior detalhe através do módulo de administração.
Administração de GCompris
GCompris possui um poderoso módulo de administração para ajudá-lo a simplificar seu uso nas escolas. Este módulo foi projetado para satisfazer, tão simples quanto possÃvel, as diferentes maneiras de uso do GCompris.
Seleção de atividades
GCompris oferece cerca de 100 atividades. No entanto, não é recomendável oferecer todas as atividades às crianças de uma só vez. Uma forma pode ser a introdução de atividades pouco a pouco, à medida que as crianças vão desenvolvendo suas habilidades. Isto vai manter a curiosidade viva e evitará que percam tempo fazendo atividades que possam ser complexas.
Existem duas formas diferentes para selecionar as atividades:
- Por nÃveis ou intervalos de nÃveis. Neste caso, é possÃvel utilizar os nÃveis de GCompris (1 a 6 estrelas), escolher um nÃvel especÃfico com 1 estrela, ou um intervalo - 2 a 4 estrelas.
- Por atividade. Neste modo, é possÃvel marcar ou desmarcar cada atividade, ou todas as atividades, de uma mesma sessão.
Criação de um perfil
Um perfil permite a criação de um modelo de comportamento de GCompris sob um nome único. É possÃvel criar perfis sem um vinculo de usuários, grupos ou classes.
Desejando-se utilizar Gcompris com crianças de diferentes faixas etárias, é possÃvel criar um perfil para cada uma delas. Para cada perfil, é possÃvel associar um conjunto de atividades.
Por tanto, é possÃvel criar um perfil 'Ensino Fundamental' ou um perfil 'Ensino Médio'.
Para iniciar o módulo de administração, execute a linha de comando: gcompris -a
.
Utilizar um perfil
Inicie GCompris com a opção --profile 'meu perfil':
gcompris --profile 'ciclo 1'
Para obter a lista de perfis:
gcompris --profile-list
Para simplificar o inÃcio de Gcompris em um perfil particular, o mais fácil é criar um novo lançador (atalho) na área de trabalho e associá-lo ao comando que inclui a opção correta.
Configuração de atividades
O objetivo principal é especificar a lista de atividades; além disso, é possÃvel personalizar o comportamento de cada uma (só quando seja possÃvel) dentro da mesma.
As atividades marcadas com o Ãcone podem ser diretamente configuradas pelo módulo de administração. Por exemplo, é possÃvel configurar algumas atividades para que funcionem em inglês.
Criação de usuários e turmas
Configurando um sistema de gravação personalizado, é possÃvel criar um perfil de usuário para cada criança (aluno). Esta configuração permite que cada um entre com o nome de usuário ao iniciar Gcompris. Gcompris gravará a lista de atividades que o aluno utilizou e mostra se está completa ou não.
GCompris é bastante flexÃvel, é possÃvel agrupar os alunos em uma turma padrão, caso não seja necessário usar o Gcompris em diferentes turmas. Além disso, é possÃvel criar turmas sem mencionar (incluir) alunos. Isto possibilita a definição de perfis para as turmas.
Criação de grupos
Um grupo é composto de um número de alunos de turmas diferentes. Esta é uma função opcional; ao utilizar Gcompris, é possÃvel criar usuários e definir perfis sem criar grupos.
A criação de grupos ajudará se o método de funcionamento for baseado em grupos de usuários que se compõem de grupos menores de turmas, grupos de crianças da mesma turma ou, ainda, crianças que não estão associadas a turmas.
Relatórios
Cada atividade permite mostrar uma imagem de premiação quando a criança a completou. Gcompris mantém internamente todos os resultados de cada uma das crianças ou do usuário padrão.
É possÃvel exibir os resultados de todas as crianças ou de uma em particular. Um botão permite excluir todos os registros.
Identificação
Se foram criados perfis de usuário no Gcompris e o mesmo foi iniciado com um dos perfis, uma tela de 'Inicio de Sessão' (Log-in) aparecerá.
Existem duas maneiras de identificação:
- 1. Através de uma 'lista', onde pode encontrar o nome correspondente (esta forma incentiva as crianças a lerem seus nomes); ou
- 2. Pedindo que a criança digite seu nome (o que pode ajudá-la no aprendizado de como utilizar o teclado).
Implementação
Se você administra a rede de uma escola, pode sobrescrever as configurações dos usuários pelas que criar. Para editar um arquivo de configuração, a forma mais fácil é criar um pelo Gcompris. Simplesmente configure Gcompris como deseja, feche a aplicação e copie o arquivo de configuração criado no sistema. A partir deste arquivo, é possÃvel remover as opções que não se deseja aplicar de modo geral.
Exemplo de um arquivo de configuração:
music=1
fx=1
screensize=1
fullscreen=1
timer=1
key="default"
GNU/Linux
No GNU/Linux, o arquivo de configuração está no diretório do usuário, sob ~/.config/gcompris/gcompris.conf
O arquivo de configuração geral deve ser copiado para /etc/gcompris.conf
Windows
No Windows XP (p.ex.), o arquivo de configuração está em C:\Documents and Settings\NOME_USUÃRIO\.config\gcompris\gcompris.conf. Deve-se criar o arquivo geral de configuração na pasta raiz em que o programa foi instalado, tipicamente é C:\Arquivos de Programas\Gcompris. No Windows, uma opção interessante é colocar a linha 'key="sua senha de 6 dÃgitos"'. Desta maneira, todos os usuários desse computador não terão que ativar Gcompris. Uma vez configurado, na rede da escola, basta copiar este arquivo para o local correto, conforme o método tradicional que for utilizado para tanto.
GCompris portátil
Aplicativo portátil é um tipo de software que é adequado para ser utilizado em dispositivos como os USB ou iPod, embora também possa ser usado, por exemplo, em discos (HDD) externos. O conceito de se carregar as aplicações favoritas, utilitários e arquivos em um dispositivo portátil, para ser utilizado em qualquer computador, evoluiu consideravelmente nos últimos anos.
GCompris pode fazer-se portátil facilmente, instalando-o em um dispositivo diferente e acrescentando no seu diretório o arquivo de configuração gcompris.conf (contendo um usuário local e um diretório de configuração). O caminho das pastas é especificado relativamente ao executável gcompris.exe.
Exemplo de um arquivo de configuração:
user_dir="../Mi GCompris"
config_dir="../GCompris_config"
key="a senha de 6 digitos, se existe"
Opções úteis
Executando-se Gcompris a partir de uma console 'prompt' com a opção --help, obtém-se:
* -f, --fullscreen executa GCompris em modo tela-cheia. * -w, --window executa GCompris em modo janela. * -s, --sound executa GCompris com som habilitado. * -m, --mute executa GCompris sem som. * -c, --cursor executa GCompris com o cursor Gnome padrão. * -d, --difficulty mostra só as atividades com o nÃvel de dificuldade indicado. * -D, --debug mostra informação para [debug] em uma console. * -v, --version imprime a versão de GCompris. * -x, --noxf86vm desabilita XF86VidMode (não permite modificar a resolução da tela). * -l, --root-menu executa GCompris com o menu local (p.ex. -l /reading permite executar apenas as atividades do diretório de leitura, -l /strategy/connect4 só a atividade connect4). * -L, --local-activity executa GCompris com o diretório de atividades local agregado ao menu. * -a, --administration executa GCompris em modo de administração e de gerenciamento de usuários. * -b, --database utilizar uma base de dados alternada para os perfis [$HOME/.config/gcompris/gcompris_sqlite.db] * -j, --logs utilizar um banco alternativo para os logs. * --create-db criar um banco de dados alternativo para os perfis. * --reread-menu relê os menus XML e os armazena na base de dados. * -p, --profile seleciona o perfil a ser utilizado. Use 'gcompris -a' para criar um perfil. * --profile-list lista todos os perfis disponÃveis. Utilize 'gcompris -a' para criar perfis. * --config-dir localização do diretório de configuração: [$HOME/.config/gcompris]. Outra alternativa é selecionar $XDG_CONFIG_HOME. * --user-dir a localização do diretório de usuários (perfis) [$HOME/My GCompris] * --experimental executa as atividades experimentais. * --disable-quit desabilita o botão 'Sair'. * --disable-config desabilita o botão de configuração. * --display-resource mostra os recursos nas atividades selecionadas baseadas em stdout. * --server GCompris busca imagens, sons e informações de atividades do servidor definido, caso não encontrar localmente. * --web-only só quando --server é indicado, desabilita a busca de recursos locais por primeiro. Dados são sempre buscados do servidor web. * --cache-dir em modo servidor, especifica o diretório de cache utilizado para evitar descargas desnecessárias. * -g, --drag-mode modo de seleção e arraste global: normal, 2 cliques, ambos. O modo padão é o normal. * --nobackimg não mostra as imagens de fundo das atividades.
Tradução: MaryMar Alejo Campos "(Itororó) Brasil" e Luis Méndez Alejo "(Canarias) España"
Revisão: JefersonBA