Large GCompris Logo

GCompris

O GCompris é um pacote de programas educativos de alta qualidade, composto por uma grande quantidade de actividades para as crianças dos 2 aos 10 anos.

Algumas das actividades são orientadas a jogos, mas não deixam de ser educativas à mesma.

Aqui está a lista de categorias das actividades, com alguns exemplos:

  • descoberta do computador: teclado, rato, ecrã táctil ...
  • leitura: letras, palavras, exercícios de leitura, escrita de texto ...
  • matemática: números, operações, memorização da tabuada, contagem, imagem em espelho, ...
  • ciência: bloqueio de canais, o ciclo da água, energias renováveis ...
  • geografia: países, regiões, cultura ...
  • jogos: xadrez, memória, 4 em linha, sudoku, jogo do galo ...
  • outros: cores, formas, Braille, aprender a dizer as horas ...

De momento, o GCompris oferece cerca de 100 actividades, estando mais em desenvolvimento. O GCompris é 'software' livre, o que significa que o poderá adaptar às suas próprias necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, partilhá-lo com as crianças em todo o lado.

O projecto GCompris está alojado e é desenvolvido pela comunidade do KDE.


Últimas notícias

Versão do GCompris 0.96
2019-03-03 
gcompris banner

Olá,
Estamos felizes por anunciar o lançamento do GCompris na versão 0.96.

Esta nova versão inclui traduções actualizadas para várias línguas, assim como algumas correcções de erros.

Traduções que receberam bastantes actualizações:

  • Português do Brasil (100%)
  • Bretão (100%)
  • Finlandês (90%)
  • Indonésio (100%)
  • Norueguês Nynorsk (97%)
  • Polaco (100%)

  • Isto significa que temos agora 19 línguas totalmente suportadas: Inglês Britânico, Português do Brasil, Bretão, Catalão, Catalão (Valenciano), Chinês Tradicional, Holandês, Francês, Galego, Grego, Húngaro, Indonésio, Italiano, Malayalam, Polaco, Português, Romeno, Sueco, Ucraniano.

    Ainda temos 15 línguas parcialmente suportadas: Basco (78%), Bielorrusso (68%), Chinês Simplificado (69%), Estoniano (62%), Finlandês (90%), Alemão (84%), Hindu (76%), Irlandês Gaélico (82%), Norueguês Nynorsk (97%), Russo (77%), Escocês Gaélico (70%), Eslovaco (62%), Esloveno (56%), Espanhol (93%), Turco (73%).

    Optámos outra vez nesta versão por manter as traduções que desceram abaixo dos 80%. Seria triste ter de desactivar 10 línguas da aplicação mas, se ninguém actualizar as seguintes traduções, serão desactivadas na próxima versão: Basco, Bielorrusso, Chinês Simplificado, Estoniano, Hindu, Russo, Escocês Gaélico, Eslovaco, Esloveno e Turco.

    Para a versão em Windows, adicionámos um novo elemento no menu inicial chamado GCompris (Modo Seguro) para o lançar com desenhos por software. Isto foi necessário porque a detecção do suporte de OpenGL não estava funcional. Agora, os utilizadores podem facilmente mudar entre o OpenGL e o desenho por software sem ter de mudar o ficheiro de configuração.

    Problemas conhecidos:

  • A barra de progresso das transferências não funciona mais. Isto é um efeito colateral da nossa transição para HTTPS no alojamento dos ficheiros. Estamos a tentar melhor isto para a próxima versão.

  • Como nota de rodapé dedicada ao criadores de pacotes de distribuições de GNU/Linux, esta nova versão necessita agora do OpenSSL para poder obter as vozes e imagens adicionais.

    Como de costume, poderá obter esta nova versão na nossa página de transferências. Também ficará disponível na loja do Android e do Windows.

    Obrigado a todos,
    Timothée & Johnny

    O GCompris está de volta ao Mac OSX
    2019-01-22 
    gcompris banner

    Olá,
    Boas notícias para os utilizadores de Mac: finalmente temos uma nova versão do GCompris para o OSX !

    A última versão do GCompris para o OSX foi a 0.52, há 3 anos. Desde então, ninguém na equipa conseguiu actualizá-la, devido à falta de 'hardware'. Graças ao Boudewijn da Krita Foundation, conseguimos arranjar um pequeno Mac Mini, antigo mas bom o suficiente para criarmos os nossos pacotes. Demorou algum tempo para aprender esta nova plataforma e actualizar o sistema de compilação para produzir um pacote para distribuição.


    Este pacote foi compilado e testado no OSX 10.13. Se puder experimentar numa versão diferente do OS X, por favor diga-nos se funciona.

    O instalador .dmg está disponível na página de transferências.

    Desta vez, optámos por deixar de o distribuir a partir da loja de aplicações. Sobre a versão para iOS, ainda levará algum tempo para que se possa olhar para ela, para além do facto de não possuirmos nenhum dispositivo para testar.

    Notas: este pacote baseia-se no GCompris versão 0.95. Está compilado com a última versão do Qt (5.12.0), que introduziu alguns erros de regressão. Corrigimos todos estes erros, mas algumas das correcções só estão ainda na versão de desenvolvimento, por agora. Algumas actividades estão com problemas (checkers, braille, braille_alphabet, algorithm), mas iremos criar uma nova versão no próximo mês, a qual poderá tratar de alguns desses pequenos problemas.

    Obrigado a vocês todos,
    Timothée - equipa do GCompris

    Todas as notícias