Actions

Manual pt-BR

From GCompris

Contents

Introdução

GCompris é um software educativo gratuito composto de um conjunto de aplicativos contendo uma ampla quantidade de atividades. Oferece uma série de atividades abrangendo diversos temas, como o funcionamento do computador, a utilização do mouse e do teclado, conhecimentos gerais, leitura, escrita, idiomas estrangeiros, álgebra, bem como outras atividades, como jogos de memória e lógica, experimentos científicos, etc. GCompris é uma coleção de pacotes que juntos formam uma suite completa de atividades. Infelizmente, ao mesmo tempo, a manutenção de cada parte é difícil, já que oferecem diferentes interfaces gráficas, que variam amplamente na qualidade. O propósito de GCompris é fornecer uma plataforma de desenvolvimento para atividades educacionais. GCompris é parte do projeto GNU, sob a licença GPL (http://en.wikipedia.org/wiki/GPL).


Requisitos básicos

  • Processador: Pentium 3 500Mhz
  • Memória (RAM): 512MB
  • Sistema Operacional: GNU/Linux, BSD, Mac OS, Windows
  • Vídeo: Não é necessária uma placa aceleradora 3D

Instalação

O software esta disponível em diferentes formas. Siga o processo de acordo com o seu caso.

  • GNU/Linux: Utilize os pacotes para GNU/Linux. Você pode ter que instalar o pacote gcompris-sound-ptbr ter as vozes brazilian. Se GCompris não estiver empacotado para sua distribuição Linux, por favor contate o distribuidor e requisite a inclusão do pacote.
  • Windows: Proporcionado através de um instalador clássico para Windows. A versão para Windows tem um número de atividades limitado, você pode contribuir com o desenvolvimento de GCompris e obter um código de ativação através de uma taxa.
  • Mac OS: Em processo.

Interface do usuário

A interface do usuário foi projetada com o objetivo de ser manipulada facilmente por crianças pequenas. GCompris é controlado através do mouse e não pode ser utilizado sem este ou algum dispositivo equivalente.

Janela principal

Menu principal. À esquerda, estão as sessões principais. Na parte superior, estão os submenus.

Ao iniciar o programa, GCompris mostra uma interface gráfica que apresenta uma lista das atividades com uma barra de controle na parte inferior.

Cada ícone representa uma atividade. Quando o mouse se posiciona sobre ele, a atividade, o ícone e o nome da atividade se iluminam, a descrição e o autor da atividade aparecem na área de descrição.

Ao redor de cada um, encontram-se ícones pequenos que dão informação adicional sobre a atividade. Clicar sobre o ícone leva a uma atividade ou a um menu de atividades.

Um ícone também indica se é necessário bom funcionamento do som para a atividade:

  • Autofalante: os arquivos de áudio foram configurados para esta atividade.
  • Autofalante com uma cruz vermelha: os arquivos de áudio não estão instalados para o idioma atual.

A estrela indica a faixa etária para a qual foi desenvolvida a atividade:

  • Difficulty star1.png 1, 2 ou 3 estrelas - para crianças entre 2 a 6 anos.
  • Difficulty star4.png 1, 2 ou 3 estrelas complexas - para crianças maiores de 6 anos.

Na parte inferior da tela, está a barra de controle GCompris. Os ícones descritos a seguir aparecem da direita para a esquerda (estes ícones só aparecem se estiverem disponíveis para a atividade):

  • Home.png Início - Abandona a atividade e retorna ao menu anterior.
  • Button ok.png Positivo - Valida ou confirma a resposta. Algumas atividades não detectam automaticamente se a criança completou a atividade. Nestes casos, deve-se clicar sobre o ícone. Também é possível utilizar a tecla "enter" do teclado.
  • Level1.png Dado - Mostra o nível atual. Clique sobre ele para selecionar outro nível. Geralmente, as atividades oferecem vários níveis, cujos números dependem das atividades. Em GCompris, é possível ir ao próximo nível sem ter completado o atual.
  • Repeat.png Lábios - Faz com que GCompris repita a pergunta.
  • Help.png Sinal de Interrogação - Mostra um diálogo de ajuda. Algumas vezes, uma atividade pode ser muito complexa para ser explicada facilmente na área de descrição. Neste caso, esta função fornece o acesso à informação adicional.
  • Config.png Caixa de Ferramentas - Configuração do menu. A configuração prevalece e é armazenada no repositório do usuário (pasta) com o nome .config/gcompris/gcompris.conf. Este é um arquivo de texto, que pode ser editado manualmente.
  • About.png Tux e seu avião - Informações sobre o GCompris, mostra os principais contribuintes, desenvolvedores e a versão do programa.
  • Button exit.png Noite - Sair do GCompris. Também é possível utilizar o atalho fornecido pelas teclas 'ctrl-q'.

Modo quiosque

Quando utiliza-se o GCompris com crianças pequenas ou em quiosques (auto*serviço) é possível desabilitar algumas opções:

  • gcompris --disable-quit: desabilita o botão "Sair".
  • gcompris --disable-config: desabilita o botão de "Configuração".

As opções podem ser combinadas.


Notas sobre Internacionalização

GCompris é 'internacionalizado', estando disponível em mais de 50 idiomas. Para verificar se está disponível em seu idioma, inicia-se o GCompris e seleciona-se o idioma nas opções de configuração. Tenha cuidado, seu sistema operacional tem que suportar seu idioma para que o GCompris possa utilizá-lo. Se surgir uma cruz vermelha ao selecionar o idioma no GCompris, isto significa que o sistema não fornece suporte, ainda que exista uma tradução no GCompris.

Em GNU/Linux, se seu idioma não está disponível, selecione outro suporte na distribuição para agregá-lo. Na maioria dos casos, é preciso instalar um pacote adicional 'locale-xx' ou 'language-pack-xx' - xx é um código para o idioma como "En" o é para Inglês.

Se o seu idioma não é suportado, pode contribuir com o software e incluir a tradução. Se estiver interessado, pode contatar a equipe de tradução (http://l10n.gnome.org/teams/) do projeto Gnome para seu idioma.

É possível verificar o nível de tradução de seu idioma no site web de gnome (http://l10n.gnome.org/module/gcompris).


Aprendizagem de um idioma

Pode utilizar GCompris no idioma estrangeiro que estiver aprendendo. Selecione o idioma no menu de configuração. Não esqueça de instalar os módulos opcionais para o idioma na sua distribuição de GNU/Linux. A versão de Windows conta com suporte para todos os idiomas que se encontrem disponíveis. Ao utilizar o GCompris em outro idioma, é posível ajustar as opções de áudio de algumas atividades com maior detalhe através do módulo de administração.


Administração de GCompris

GCompris possui um poderoso módulo de administração para ajudá-lo a simplificar seu uso nas escolas. Este módulo foi projetado para satisfazer, tão simples quanto possível, as diferentes maneiras de uso do GCompris.


Seleção de atividades

Selecione uma atividade.

GCompris oferece cerca de 100 atividades. No entanto, não é recomendável oferecer todas as atividades às crianças de uma só vez. Uma forma pode ser a introdução de atividades pouco a pouco, à medida que as crianças vão desenvolvendo suas habilidades. Isto vai manter a curiosidade viva e evitará que percam tempo fazendo atividades que possam ser complexas.

Só as atividades 2, 3 e 4 estão selecionadas

Existem duas formas diferentes para selecionar as atividades:

  • Por níveis ou intervalos de níveis. Neste caso, é possível utilizar os níveis de GCompris (1 a 6 estrelas), escolher um nível específico com 1 estrela, ou um intervalo - 2 a 4 estrelas.
  • Por atividade. Neste modo, é possível marcar ou desmarcar cada atividade, ou todas as atividades, de uma mesma sessão.


Criação de um perfil

Editando perfis.

Um perfil permite a criação de um modelo de comportamento de GCompris sob um nome único. É possível criar perfis sem um vinculo de usuários, grupos ou classes.

Desejando-se utilizar Gcompris com crianças de diferentes faixas etárias, é possível criar um perfil para cada uma delas. Para cada perfil, é possível associar um conjunto de atividades.

Por tanto, é possível criar um perfil 'Ensino Fundamental' ou um perfil 'Ensino Médio'.

Para iniciar o módulo de administração, execute a linha de comando: gcompris -a.

Utilizar um perfil

Inicie GCompris com a opção --profile 'meu perfil':

gcompris --profile 'ciclo 1'

Para obter a lista de perfis:

gcompris --profile-list

Para simplificar o início de Gcompris em um perfil particular, o mais fácil é criar um novo lançador (atalho) na área de trabalho e associá-lo ao comando que inclui a opção correta.


Configuração de atividades

O objetivo principal é especificar a lista de atividades; além disso, é possível personalizar o comportamento de cada uma (só quando seja possível) dentro da mesma.

As atividades marcadas com o ícone Stock preferences 24.png podem ser diretamente configuradas pelo módulo de administração. Por exemplo, é possível configurar algumas atividades para que funcionem em inglês.


Criação de usuários e turmas

As turmas e os alunos.

Configurando um sistema de gravação personalizado, é possível criar um perfil de usuário para cada criança (aluno). Esta configuração permite que cada um entre com o nome de usuário ao iniciar Gcompris. Gcompris gravará a lista de atividades que o aluno utilizou e mostra se está completa ou não.

GCompris é bastante flexível, é possível agrupar os alunos em uma turma padrão, caso não seja necessário usar o Gcompris em diferentes turmas. Além disso, é possível criar turmas sem mencionar (incluir) alunos. Isto possibilita a definição de perfis para as turmas.


Criação de grupos

Criação de grupos.

Um grupo é composto de um número de alunos de turmas diferentes. Esta é uma função opcional; ao utilizar Gcompris, é possível criar usuários e definir perfis sem criar grupos.

A criação de grupos ajudará se o método de funcionamento for baseado em grupos de usuários que se compõem de grupos menores de turmas, grupos de crianças da mesma turma ou, ainda, crianças que não estão associadas a turmas.

Relatórios

Relatório de uso de crianças (p.ex.: Jon).

Cada atividade permite mostrar uma imagem de premiação quando a criança a completou. Gcompris mantém internamente todos os resultados de cada uma das crianças ou do usuário padrão.

É possível exibir os resultados de todas as crianças ou de uma em particular. Um botão permite excluir todos os registros.

Identificação

As crianças reconhecem seu nome e clicam nele.
As crianças iniciam sua sessão digitando o nome.

Se foram criados perfis de usuário no Gcompris e o mesmo foi iniciado com um dos perfis, uma tela de 'Inicio de Sessão' (Log-in) aparecerá.

Existem duas maneiras de identificação:

    1. Através de uma 'lista', onde pode encontrar o nome correspondente (esta forma incentiva as crianças a lerem seus nomes); ou
    2. Pedindo que a criança digite seu nome (o que pode ajudá-la no aprendizado de como utilizar o teclado).

Implementação

Se você administra a rede de uma escola, pode sobrescrever as configurações dos usuários pelas que criar. Para editar um arquivo de configuração, a forma mais fácil é criar um pelo Gcompris. Simplesmente configure Gcompris como deseja, feche a aplicação e copie o arquivo de configuração criado no sistema. A partir deste arquivo, é possível remover as opções que não se deseja aplicar de modo geral.

Exemplo de um arquivo de configuração:

music=1
fx=1
screensize=1
fullscreen=1
timer=1
key="default"


GNU/Linux

No GNU/Linux, o arquivo de configuração está no diretório do usuário, sob ~/.config/gcompris/gcompris.conf

O arquivo de configuração geral deve ser copiado para /etc/gcompris.conf

Windows

No Windows XP (p.ex.), o arquivo de configuração está em C:\Documents and Settings\NOME_USUÁRIO\.config\gcompris\gcompris.conf. Deve-se criar o arquivo geral de configuração na pasta raiz em que o programa foi instalado, tipicamente é C:\Arquivos de Programas\Gcompris. No Windows, uma opção interessante é colocar a linha 'key="sua senha de 6 dígitos"'. Desta maneira, todos os usuários desse computador não terão que ativar Gcompris. Uma vez configurado, na rede da escola, basta copiar este arquivo para o local correto, conforme o método tradicional que for utilizado para tanto.


GCompris portátil

Aplicativo portátil é um tipo de software que é adequado para ser utilizado em dispositivos como os USB ou iPod, embora também possa ser usado, por exemplo, em discos (HDD) externos. O conceito de se carregar as aplicações favoritas, utilitários e arquivos em um dispositivo portátil, para ser utilizado em qualquer computador, evoluiu consideravelmente nos últimos anos.

GCompris pode fazer-se portátil facilmente, instalando-o em um dispositivo diferente e acrescentando no seu diretório o arquivo de configuração gcompris.conf (contendo um usuário local e um diretório de configuração). O caminho das pastas é especificado relativamente ao executável gcompris.exe.

Exemplo de um arquivo de configuração:

user_dir="../Mi GCompris"
config_dir="../GCompris_config"
key="uma senha de 6 dígitos, se existe"


Opções úteis

Executando-se Gcompris a partir de uma console 'prompt' com a opção --help, obtém-se:

  • -f, --fullscreen executa GCompris em modo tela-cheia.
  • -w, --window executa GCompris em modo janela.
  • -s, --sound executa GCompris com som habilitado.
  • -m, --mute executa GCompris sem som.
  • -c, --cursor executa GCompris com o cursor Gnome padrão.
  • -d, --difficulty mostra só as atividades com o nível de dificuldade indicado.
  • -D, --debug mostra informação para [debug] em uma console.
  • -v, --version imprime a versão de GCompris.
  • -x, --noxf86vm desabilita XF86VidMode (não permite modificar a resolução da tela).
  • -l, --root-menu executa GCompris com o menu local (p.ex. -l /reading permite executar apenas as atividades do diretório de leitura, -l /strategy/connect4 só a atividade connect4).
  • -L, --local-activity executa GCompris com o diretório de atividades local agregado ao menu.
  • -a, --administration executa GCompris em modo de administração e de gerenciamento de usuários.
  • -b, --database utilizar uma base de dados alternada para os perfis [$HOME/.config/gcompris/gcompris_sqlite.db]
  • -j, --logs utilizar um banco alternativo para os logs.
  • --create-db criar um banco de dados alternativo para os perfis.
  • --reread-menu relê os menus XML e os armazena na base de dados.
  • -p, --profile seleciona o perfil a ser utilizado. Use 'gcompris -a' para criar um perfil.
  • --profile-list lista todos os perfis disponíveis. Utilize 'gcompris -a' para criar perfis.
  • --config-dir localização do diretório de configuração: [$HOME/.config/gcompris]. Outra alternativa é selecionar $XDG_CONFIG_HOME.
  • --user-dir a localização do diretório de usuários (perfis) [$HOME/My GCompris]
  • --experimental executa as atividades experimentais.
  • --disable-quit desabilita o botão 'Sair'.
  • --disable-config desabilita o botão de configuração.
  • --display-resource mostra os recursos nas atividades selecionadas baseadas em stdout.
  • -g, --drag-mode modo de seleção e arraste global: normal, 2 cliques, ambos. O modo padão é o normal.
  • --nobackimg não mostra as imagens de fundo das atividades.


Tradução: MaryMar Alejo Campos "(Itororó) Brasil" e Luis Méndez Alejo "(Canarias) España"
Revisão: JefersonBA

Lista de atividades

Quebra-cabeças

Quebra-cabeça Tangram

É um quebra-cabeça que consiste em 7 peças de vários formatos e tamanhos, com os quais deve-se formar figuras.

Montem um quebra-cabeça

Quebra-cabeça simples, no qual se deve arrastar as peças e encaixá-las de maneira correta.

Quebra-cabeça deslizante

Consiste em arrastar as peças horizontal ou verticalmente para que a peça vermelha chegue à saída.

Construa o mesmo modelo

Selecione as peças com um clique e tente colocá-las em um local para que fique igual ao modelo a sua direita.

Super inteligência

O objetivo é selecionar a ordem correta das cores, clicando no botão OK para verificar se estão corretas.

Torre de Hanói simplificada

Deve-se criar uma torre igual ao modelo da direita. Porém, só pode-se retirar uma peça superior por vez, respeitando o limite de quantidade de peças.

Torre de Hanói

Composta por três torres onde só se pode mover uma peça por vez e nenhuma peça maior pode ficar em cima de uma menor, com o objetivo de transpor todas as peças para a terceira torre.

Sudoku

Consiste em grades que não se pode ter uma linha, coluna ou região com números ou figuras iguais.

O jogo dos quinze

O jogo consiste em 16 campos com 15 números, ordenados de 0 a 15, de maneira aleatória, com o intuito de colocá-los na ordem correta.

Matemática

Geometria

Uma ferramenta simples de desenho vetorial

É um local onde a criança pode desenhar de maneira bem simples, muito parecido com o “paint”.

Redesenhe o item mostrado

Tem como objetivo fazer um desenho igual ao da imagem da direita usando as ferramentas utilizadas na atividade anterior.

Espelhe o item mostrado

Também tem como objetivo fazer um desenho, porém só este terá que ser de maneira espelhada.

Atividades de cálculo

Memória de matemática contra o Tux

Nessa atividade serão encontrados vários outros jogos envolvendo memorização e operações matemáticas de: adição, subtração, multiplicação, multiplicações e divisões, com todas as operações, com adições e subtrações, e com divisões Todas tendo como adversário o Tux.

Atividades de álgebra

Operações de soma

Nesse temos que digitar o resultado da soma antes que o balão caia no lago.

Operações de subtrações

Nesse temos que digitar o resultado da subtração antes que o balão caia no lago.

Operações de multiplicação

Nesse temos que digitar o resultado da multiplicação antes que o balão caia no lago.

Atividades de Mastigadores de números

Mastigador de números iguais

Tem como objetivo de mastigar todos os números iguais ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.

Mastigador de números múltiplos

Tem como objetivo de mastigar todos os números múltiplos ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.

Mastigador de números diferentes

Tem como objetivo de mastigar todos os números diferentes ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.

Mastigador de números Fatoriais

Tem como objetivo de mastigar todos os números fatoriais ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.

Mastigador de números Primos

Tem como objetivo de mastigar todos os primos menores que o número citado, e não deixar o monstro capturá-lo.

Atividades e memória com matemática

Nesta atividade serão encontradas várias atividades de memória envolvendo adições, subtrações, multiplicações, divisões, adições e subtrações, multiplicação e divisão, e com todas as operações.

Acerte a balança

Nela temos uma balança, o qual já existe um objeto em um lado, temos que equilibrá-la com os pesos que foram apresentados.

Praticar adição com um conjunto de tiro ao alvo

Jogamos três dardos no alvo levando em consideração à distância, a direção e velocidade do vento, no final somamos a quantidade de pontos e clicamos em OK.

Encontrar as operações correspondentes à resposta fornecida

Estão dispostos algumas operações e números, temos que colocá-las de forma correta para que der o resultado que o jogo citou.

Numeração

Contagem de itens

Nele há alguns itens dispostos, temos que contar cada um deles e digitar sua numeração e clicar em OK.

Números com pares de dados

Digita-se a soma dos pares de dados que estão caindo antes que eles cheguem ao chão.

O Chapéu mágico subtração

Conte quantos objetos ficaram após que alguns deles tenham escapados do chapéu e depois clique em OK.

Números em ordem

É um helicóptero que é movimentado pelas setas num intuito de capturar as nuvens com os números, só que na ordem correta.

Praticar subtração em um jogo divertido

Coloca-se o número correto no dado para que o Tux chegue até o seu alimento.

Chapéu mágico soma

Conte quantos itens encontra-se no chapéu mágico.

Dinheiro

Clica-se nas moedas ou cédulas para chegar até o valor correto da mercadoria apresentada.

Adivinhar um número

Ajudar o helicóptero a sair da caverna adivinhando o número certo entre um intervalo que o jogo dá.

Dinheiro

Clicar nas cédulas e moedas certas para acertar o valor do objeto, só que desta vez utilizando os centavos também.

Ligue os pontos

Desenha-se uma figura clicando nos pontos na ordem correta.

Estratégia

Xadrez

É um jogo de xadrez contra o computador só que ao clicar nas peças você ver a movimentação possível delas.

Ligue 4 (2 jogadores)

Tem que se alinhar quatro bolas, ganhando quem conseguir primeiro.

Jogo das bolas

O objetivo é ir colocando as bolas, fazendo com que o computador coloque a última bola.

Oware

Consiste em seis recipientes de cada lado e um total de 12 sementes tendo como objetivo capturarem a maior quantidade de sementes do adversário.

Ligue 4

Tem que se alinhar quatro bolas, ganhando quem conseguir primeiro. Só que é contra o computador.

Diversão

Tuxpaint

Lança o tux.

Jogo de Futebol

Tente colocar a bola no gol clicando nela para impulsioná-la.

Seu editor de textos

É um editor de textos simplificado, com algumas poucas funções.

Hexágono

Encontre o morango clicando nos hexágonos, quanto mais próximo do objetivo os hexágonos vão ficando mais escuros.

Criar um desenho ou animação

Ferramenta de desenho também parecida com o “paint”.

Converse com seus amigos

É um bate-papo que só funciona na rede local.

Leitura

Clicar em uma letra

O programa fala uma letra e o jogador deve clicar nela.

Prática de leitura

Consiste em uma imagem a direita e algumas palavras à esquerda você deve clicar na palavra que corresponde à imagem.

Prática de leitura na horizontal

Seriam a apresentação de várias palavras na horizontal as quais desaparecem em alguns segundos, tem que se verificar se a palavra apresentada está no quadro a esquerda dizendo se a viu ou não.

Prática de leitura na vertical

Seriam a apresentação de várias palavras na vertical as quais desaparecem em alguns segundos, tem que se verificar se a palavra apresentada está no quadro a esquerda dizendo se a viu ou não.

A letra desaparecida

É dada uma figura e o seu nome faltando algumas letras, o objetivo é completar o nome.

Nome da imagem

Arrastam-se cada figura para o seu respectivo nome.

Descobrir o computador

Manipulações do teclado

Número com dados

Digite o número que estiver nos dados antes que eles caiam no chão.

Mandar a bola para o Tux

Manda a bola para o Tux tentando apertar as duas teclas de SHIFT simultaneamente.

Letras cadentes

Digite as letras antes que elas caiam no chão.

Palavras cadentes

Consiste em digitar as palavras que caem antes delas chegarem ao chão.

Manipulação do mouse

Movimentar o mouse

Consiste em movimentar o mouse para que se limpe a tela no intuito de ver a figura que esta atrás.

Irrigação de plantas

Tem como objetivo irrigar as flores com uma mangueira, devendo-se passar o mouse por toda extensão desta sem sair de cima dela.

Clique em mim

Tem que se clicar no peixe antes que ele saia do aquário.

Clicar com o mouse

Clique com o mouse para mostra a figura escondida.

Clique e desenhe

Desenha uma figura quando se clica nos pontos em azul.

Experiências

Pára-quedista

O Tux pula do avião e você tem que fazer com que ele pouse no barco, não o deixando cair na água.

Operar uma comporta de canal

Tem que abrir e fechar as portas do canal para que o barco chegue do outro lado.

Aprender o ciclo da água

Clique nos objetos na ordem correta do ciclo da água.

Eletricidade

Monta uma instalação elétrica, clicando e arrastando as peças.

Pilote um submarino

Controle um submarino abrindo e fechando as válvulas de entrada e água e seus lemes.

Corrida marítima (dois jogadores)

É uma introdução bem simples a programação, nela você manipulará a direção das pranchas.

Corrida marítima

É uma introdução bem simples a programação, nela você manipulará a direção das pranchas.

Descoberta

Atividades de som

Nela temos que clicar nos toque na seqüência correta.

Atividades diversas

Complete o quebra-cabeça

Arraste as figuras para o local sombreado correto.

Diferenciar a mão esquerda da direita

Aparecerão imagens de umas mãos e você terá que dizer se é à esquerda ou direita.

Chronos

Arraste os itens de acordo com a ordem cronológica correta.

Itens correspondentes

Combinar os itens de maneira correta.

Tabela de correlação

Arraste os itens para os locais corretos e suas respectivas quantidades.

Localizar os países

Coque os países no seu local correto.

O relógio

Aprenda a dizer as horas clicando e arrastando os ponteiros do relógio.

Localizar a região

Clique e arraste as regiões para os seus locais corretos.

Algoritmo

Complete a seqüência de itens corretamente de forma lógica.

Atividades de labirinto

Labirinto 3D

Encontre a saída do labirinto 3D usando as setas direcionais.

Labirinto

Encontre a saída do labirinto usando as setas direcionais.

Labirinto (direcional de uma maneira diferente)

Encontre a saída do labirinto usando os direcionais de uma maneira diferente.

Labirinto (invisível)

Encontre a saída do labirinto invisível.

Atividades de cores

Repetir o mosaico

Reconstrua o mosaico clicando nas peças corretas.

Cores

O programa fala o nome da cor e você terá que clicar na respectiva cor correta.

Leia os nomes das cores

Ler o nome das cores e clicar sobre o balão que tem a cor correta.

Cores avançadas

Clique na cor correspondente a solicitada pelo programa, só que estas são mais difíceis.

Atividades de memória

Jogo da memória com imagens

Clique nas cartas para desvirá-las e memorize a imagem tentando fazer os pares.

Ferrovia

Clique nas partes do trem que corresponde ao que apareceu no início.

Jogo de memória auditiva.

Clique nas imagens que produzem o som igual.

Jogo da memória com imagens contra o Tux

Também é um jogo de memória com imagens só que contra o computador.

Jogo da memória auditiva contra o Tux

Clique nas imagens que produzem o som igual, só que desta vez você estará jogando contra o computador.


Edição: Jurandi Júnior
Revisão: Raphael Fernandes